top of page

O Sistema Hospitalar Alemão

Informações importantes que facilitam no dia a dia do expatriado na Alemanha



Regra básica para quem vai morar em outro país:

  • Ter um seguro de saúde;

  • Conhecer o Sistema de Saúde local.

Com saúde não se brinca! Para minimizar os riscos de problemas de saúde ou acidentes, saber onde recorrer em caso de emergência e como proceder podem fazer toda a diferença, inclusive financeira.


Com mais de 2000 hospitais espalhados pelo território, o Serviço de Saúde na Alemanha é um dos melhores da Comunidade Européia e do mundo, utilizando equipamentos e procedimentos nos padrões mas elevados e de última geração.


É bom saber que, para quem trabalha, caso você utilize os sistema de saúde, parte da sua conta hospitalar será coberta pelo governo alemão, mesmo sendo estrangeiro. Por fazer parte da Comunidade Européia, qualquer cidadão que seja natural de um dos 26 estados membros, pode fazer consultas hospitalares de emergência, apresentando o Cartão Europeu de Seguro de Saúde emitido em seu país de origem. Se o seu país não faz parte da Comunidade, você deve ter seguro de saúde privado. E, caso você venha a fixar oficialmente residência, é obrigatório ter um seguro de saúde alemão.


Tipos de Hospitais


Existem três tipos de hospitais, que em alemão se chama Krankenhauser.

  • Offentliche Krankenhauser - são hospitais públicos administrados por autoridades estaduais locais ou federais. Este tipo de hospital corresponde a 55% do total, incluindo hospitais universitários.

  • Frei gemeinnutzige Krankenhauser - são hospitais voluntários de caridade administrados por igrejas ou organizações da Cruz Vermelha Alemã (38%).

  • Privatkrankenhauser - são os hospitais privados, administrados por empresas (7%).

No caso dos hospitais universitários, apesar de oferecem tratamento especializado de vanguarda, são menos acessíveis.


Caso você necessite de internação, saiba que existem áreas para pacientes cobertas por seguros de saúde públicos e privados. As áreas com financiamento público tendem a ser dormitórios com quatro ou mais camas, enquanto as áreas privadas geralmente têm duas camas.


Como muitos médicos alemães trabalham em clínicas privadas e hospitais, você pode ser tratado pelo seu médico de família habitual no hospital, dependendo da disponibilidade e da área de especialidade. No entanto, se o seu médico não puder tratá-lo, ele o encaminhará para um outro especialista.


Na Alemanha, não é comum que os hospitais ofereçam serviço de hotelaria, sendo recomendável que você procure saber antecipadamente se deverá trazer itens como toalha, lençol, produtos de higiene pessoal, se o seu caso for resultar em internamento.


O horário de visita na maioria dos hospitais é entre 14h e 20h.


Existem funcionários que falam inglês, mas não é uma regra, portanto, se você não é fluente em alemão, procure ter alguém de confiança que domine a língua para te acompanhar. .


Requisitos para ter acesso a um hospital alemão


O sistema de saúde na Alemanha é acessível a estrangeiros que vivam ou trabalhem na Alemanha. O procedimento é o padrão, isto é, você se inscreve no seguro de saúde público alemão para estar coberto. Para quem vai passar um período curto e sua cidadania não for de um estado membro da Comunidade Europeia, precisará fazer de um seguro de saúde privado.


Se for internado em um hospital na Alemanha, seja para uma emergência ou por encaminhamento para se submeter a tratamento, você precisará apresentar seu cartão de seguro de saúde europeu ou de um seguro privado. Caso não tenha, esteja preparado para pagar todos os custos antecipadamente.


Exceto para procedimentos de emergência, você precisa ser encaminhado por um médico para ter seu tratamento coberto. Para os procedimentos especializados ou não urgentes, geralmente existe uma fila de espera.


Custos hospitalares alemães


Na maioria dos casos, as despesas hospitalares correm por conta das companhias de seguros. Se você estiver coberto pelo seguro saúde público, sua conta é enviada diretamente para a seguradora. No caso de você ter seguro privado, você precisará pagar adiantado as despesas com hospital, médico especialista e demais taxas adicionais, para, em seguida, solicitar o reembolso da sua seguradora. Quem não tiver seguro de saúde, terá que pagar as taxas antes de receber o tratamento.


De acordo com o seguro estadual, os custos de co-pagamento do hospital em média é de € 10 por dia, por um máximo de 28 dias. Os extras opcionais com por exemplo, upgrade para quarto individual privado, são adicionais que não estão considerados no valor médio indicado acima.


Se o seu seguro for privado, procure ler atentamente a apólice observando atentamente as coberturas, valores e limites de internação. No entanto, as crianças com menos de 18 anos não têm de pagar quaisquer despesas.



Hospitais alemães em uma emergência


Você receberá tratamento de emergência mesmo que não tenha seguro saúde ou apresente seu cartão de seguro saúde, mas terá que pagar todos os custos. Certifique-se antes quais hospitais ou clínicas particulares atendem situações de emergência..


Se precisar de tratamento de emergência, você pode ligar para 19242, emergência, 112, ambulância e 110 para a polícia. Visite também o nosso site com a relação dos principais hospitais na Alemanha.


Não deixe de ler este post complementar sobre a Alemanha.


Se você mora fora do Brasil, Portugal ou outro país de língua portuguesa ou conhece alguém que more, indique o nosso Blog. Queremos aumentar nosso grupo de pessoas que falam o português espalhados pelo mundo! E para quem gostar de escrever, estamos selecionando colaboradores! Entre em contato através do nosso site!


 

Política de divulgação


As matérias e posts deste site são escritos com base em uma visão honesta e na minha experiência de vida e profissional. Eu apenas escrevo resenhas sobre o que eu pessoalmente uso, gosto ou confio. Apesar de listar os pontos negativos e positivos, me esforço para passar a informação mais objetiva possível. Acho que focar demais nos aspectos negativos podem levar à procrastinação e ter uma experiência negativa. Portanto tenho como filosofia de vida pensar positivamente e com isso passar esse viés positivo para que você não seja negativamente influenciado e possa fazer o seu próprio juízo de valor.



Mudeieagora ¿ - Todos os direitos reservados 2021


 




bottom of page