O presidente da Câmara de Braga revelou esta segunda-feira que, no último mês e meio, foram detetados mais de uma centena de moradores a residir em lojas ou em garagens, totalizando 20 situações sinalizadas, e apelou à denúncia destes casos.
"Falamos de 20 situações. No conjunto, estaremos a falar de mais de uma centena de pessoas que estaria em situação ilegal de habitação, sobretudo na área urbana. Infelizmente, é uma situação mais comum nas freguesias da malha urbana, onde existem mais espaços comerciais, também na base dos prédios, e são esses espaços que normalmente são utilizados", afirmou Ricardo Rio (PSD), em declarações aos jornalistas, após a reunião camarária.
O assunto foi levantado durante a reunião do executivo pelo vereador do PS Ricardo Sousa, questionando a autarquia se tinha conhecimento e o que estava a fazer perante este "problema sensível", discordando do apelo feito pelo autarca para que as pessoas denunciem estas situações ilegais, considerando que isso seria um retrocesso.
Para o autarca de Braga, este tipo de situações carece de "uma resposta de emergência", a qual "tem sido articulada" com a BragaHabit - empresa municipal de habitação de Braga - e com a Segurança Social, "que têm respondido" às necessidades destes moradores.
Ricardo Rio conta que, nas mais de cem pessoas sinalizadas, há imigrantes, mas também portugueses, aproveitando para "desmistificar" uma ideia.
Leia a matéria na íntegra aqui.
Fonte: Diário de Notícias
Comentários