top of page

Inflação na Zona Euro caiu para os 2,4% em março



O Eurostat confirmou esta quarta-feira, 17 de abril, o abrandamento da taxa de inflação homóloga da Zona Euro em março, que se fixou nos 2,4%. Em fevereiro, esta taxa tinha sido de 2,6%, o que representa uma queda de 0,2 pontos percentuais. Na União Europeia (UE) o cenário também foi de queda, com a taxa de inflação homóloga a passar de 2,8% para 2,6%. 


De acordo com o gabinete oficial de estatísticas europeu, a inflação anual registou um decréscimo em 13 Estados-Membros da UE face a fevereiro, tendo apresentando estabilidade em quatro e subido em dez. Quanto a Portugal, a variação homóloga do índice harmonizado de preços no consumidor no mês de março fixou-se nos 2,6%, semelhante à média da UE, e acima da média dos países da Zona Euro. Face a fevereiro, trata-se também de um acréscimo. 


Por outro lado, as taxas mais baixas de inflação em março registaram-se na Lituânia, com 0,4%, na Finlândia, com 0,6%, e na Dinamarca, com 0,8%. Já a Roménia, a Croácia, a Estónia e a Áustria tiveram as maiores taxas de inflação, com 6,7%, 4,9% e 4,1% em ambos os países, respetivamente.

Commentaires


bottom of page