Este mapa demonstra uma imagem interessante de como os europeus veem sua saúde.
Claro, isso mostra a autopercepção de saúde das pessoas, não a condição real de sua saúde. A maneira como as pessoas percebem sua saúde e quão bem ela realmente está pode variar. Obviamente, não existe um conjunto de dados que realmente julgue com precisão a saúde geral da população de um país, entretanto, a autopercepção de saúde é um forma muito interessante de avaliação.
Os países bálticos e Portugal têm, de longe, a autopercepção de saúde mais baixa. Menos de 60% das pessoas percebem sua saúde como boa ou muito boa. Na Lituânia (47,9%) e na Letónia (49,8%) as pessoas que consideram a sua saúde boa ou muito boa são mesmo uma minoria.
Felizmente, a maioria dos europeus considera a sua saúde boa ou muito boa. Na Irlanda (81,2%), Albânia (82,8%) e Suíça (83,3%) as percentagens são as mais elevadas.
Os dados deste mapa foram obtidos no Eurostat. Os resultados referem-se a uma pesquisa em que as pessoas classificaram sua saúde como muito boa, boa, regular, ruim ou muito ruim. As porcentagens no mapa representam as pessoas que responderam com bom ou muito bom.
Veja a matéria na íntegra aqui!
Fonte: Landgeist
Comments