top of page

TVDE em Portugal. O que é isso?

Dica: A plataforma mais conhecida é a Uber,




A tradução seca é Transporte Individual e Remunerado de Passageiros em Veículos Descaracterizados a partir de Plataforma Eletrônica.


Quem veio passear ou quem mora em Portugal está acostumado a ver em alguns veículos uma placa pequena localizada à direita do parabrisa e à esquerda na vidro traseiro com as quatros letras TVDE, identificando assim os motoristas que estão certificados para trabalhar com este tipo de transporte.


Diferente da regulamentação brasileira, para ser motorista de Uber (a mais conhecida), Bolt, Freenow e outras menores, o motorista deverá fazer um curso que o habilitará para realizar a atividade.


O curso de formação inicial para obtenção de CMTVDE (Certificação para Motorista TVDE) tem a duração mínima de 50 horas, tendo 2 componentes, um teórico e outro prático.


O conteúdo teórico do curso de formação inicial, é composto dos módulos de Comunicação e Relações Interpessoais, Normas Legais e Técnicas de Condução, Regulamentação da Atividade, Situações de Emergência e Primeiros Socorros.


Com o conteúdo prático, que tem a duração mínima de 6 horas,, pretende-se o aperfeiçoamento da condução do formando baseado nas competências adquiridas durante o curso, especificamente do módulo de Normas Legais e Técnicas de Condução.



Parte da formação prática pode ser ministrada em simuladores de última geração, não podendo exceder 50 % da carga horária prevista para este módulo.






Para quem quiser estudar o conteúdo teórico, uma boa opção é o e-book Manual para Certificação TVDE - Portugal,


Este e-book foi lançado recentemente, trazendo o conteúdo atualizado na data de sua publicação.






 

Política de divulgação


As matérias e posts deste site são escritos com base em uma visão honesta e na minha experiência de vida e profissional. Eu apenas escrevo resenhas sobre o que eu pessoalmente uso, gosto ou confio. Apesar de listar os pontos negativos e positivos, me esforço para passar a informação mais objetiva possível. Acho que focar demais nos aspectos negativos podem levar à procrastinação e ter uma experiência negativa. Portanto tenho como filosofia de vida pensar positivamente e com isso passar esse viés positivo para que você não seja negativamente influenciado e possa fazer o seu próprio juízo de valor.



Mudeieagora ¿ - Todos os direitos reservados 2021


 





bottom of page