top of page

Como é o transporte público na França?


Tram Amarelo
Ônibus ou Tram


Antes de aprofundarmos no transporte público francês, lembre-se sempre que, independente da cidade ou País em que esteja, usar o transporte público requer atenção dobrada no quesito segurança. Via de regra, ter sempre cuidado com seus pertences, principalmente em horários de pico, quando o fluxo de pessoas aumenta sensivelmente, aumentando também o risco.


Estar "ligado", atento ao que acontece ao seu redor, não é tão estressante, pelo contrário, posso te assegurar que você vai até se divertir com o que os seus olhos vão ver!.


Bom, vamos ao que interessa.


Na França o transporte público é constituído, na prática, por 4 modais:

  • Trem,

  • Ônibus,

  • Tram(metro de superficie) e

  • Metro.

O sistema interliga as 4 modalidades sendo que existem pacotes feitos para cada perfil de usuário, (Estudante, Senior, diário, mensal...)


Comecemos pelo Metrô


Paris tem um dos melhores sistemas de metrô do mundo, e por isso, um dos mais movimentados. Antes de comprar o seu ticket procure os mapas estrategicamente colocados nos corredores de cada estação e perto dos guichês de compra. Você encontrará as linhas, detalhes das estações, horário de funcionamento e informações adicionais.


Ah, isso é muito importante!

O metrô na França não funciona à noite. Então, se o programa for noturno, planeje as alternativas para a sua volta e certifique qual é o horário da última viagem do dia.


Antes de comprar, avalie qual o tipo de bilhete melhor se encaixa à sua necessidade. Se é para viagens avulsas, ou de uso múltiplo, e, neste caso, você terá que comprar um cartão que pode ser recarregado com o número de viagens que você precisa. Quanto maior a quantidade de viagens que você comprar, menor o valor unitário.


E não se esqueça!!!

Você deve sempre validar o seu ticket nas leitoras de acesso, quando não houver as tradicionais roletas de entrada.


Outra dica importante é baixar o aplicativo do metrô ou acessar o site

Você poderá comprar tudo on-line e se precisar apresentar a comprovação durante a viagem, basta apresentar o seu telemóvel com o qrcode.


Opções de pacotes, com direito a citytour e outras vantagens você pode encontrar aqui.


E sobre o ônibus?


As linhas de ônibus na França são municipais e regionais, servindo as capitais ou conectando cidades menores com os centros urbanos


Comprar bilhetes é prático e fácil como no metrô, e as opções de bilhetes também, isto é, unitário ou múltiplas viagens. Compre as passagens em máquinas especialmente colocadas no próprio ponto de ônibus, ou ainda, no sistema antigo direto com o motorista.


Importante!!!

Se você comprou o bilhete na máquina, você deverá validá-lo assim que entrar no ônibus. Esta dica também é válida para o Tram. Caso você esqueça de validar o ticket, estará sujeito ao pagamento de multa que geralmente acaba por estragar o dia de qualquer um.


Considere utilizar o ônibus quando for passear pelo interior da França. Além de ser a opção mais barata, você poderá disfrutar das paisagens maravilhosas com toda a segurança. Em viagens mais longas, é comum a parada em pontos estratégicos para usar o banheiro, comer um lanche ou simplesmente alongar as pernas.


Se você estiver viajando pela Europa, certifique-se de trazer o seu passaporte.

Não se esqueça que, como no metrô, há um horário de funcionamento limitado à noite. Planeje bem para não ficar na mão. A escala não é fixa para todas as linhas, por isso verifique os horários de circulação antes de sair.


Em algumas cidades da França, geralmente as maiores, é disponibilizado um serviço noturno chamado de Noctilien que funciona entre 00:30 e 5:30 da manhã. Verifique se o percurso que você geralmente pega no horário normal é o mesmo na escala noturna.


Para viagens regionais e internacionais, este site é bem interessante, com informações sobre horários e preços.


Outros sites que podem te ajudar:


De trem na França


Esse modal é o meu preferido, especialmente para os deslocamentos mais longos. Você consegue descansar, ver paisagens, fazer um lanche rápido e em alguns trechos, até dormir.


Além disso, o embarque e o desembarque é simples e rápido, não sendo necessário comparecer com horas de antecedência. como é o caso das viagens aéreas. E, o melhor: Os terminais são no centro da cidade! E por isso, podem haver 2 ou e paradas antes de chegar à estação final, que, dependendo da onde você irá ficar, pode ser uma vantagem.


O TGV (como são chamados os trens de alta velocidade na França), os trens regionais e os trens intermunicipais são operados pela estatal SNCF (Société nationale des chemins de fer français). A maioria das cidades francesas fazem conexões com a rede de alta velocidade, facilitando a troca entre trechos e aumentando as opções de viagem.


Se quiser fazer uma economia extra, planeje e compre os bilhetes pelo menos com 45 dias de antecedência. Você pode comprá-los na própria estação, no site da SCNF ou nos sites acima.


Se for fazer viagens pelos estados membros da Comunidade Européia, encontrará outras operadoras além da SCNF, tais como a Trenitalia, Thalys (para rotas para a Bélgica e Holanda) e Eurostar (para rotas para o Reino Unido) entre outras.



Tram (metrô de superfície ou bonde)


Em algumas cidades, você poderá utilizar o TRAM. Este modal é uma evolução dos antigos bondes, e é muito utilizado para facilitar o transporte público em conjunto com os demais modais. Isso amplia a área de deslocamento das pessoas, agregando conforto e conveniência. Este transporte está presente em mais de 20 cidades francesas.


Os bilhetes são vendidos da mesma forma que os demais citados anteriormente, e, também tenha o cuidado de sempre validá-los nas leitoras dentro do Tram, assim que embarcar.



Aeroportos na França


A infra-estruturas do transporte aéreo na França é uma das mais avançadas da Europa, com uma malha de aeroportos que abrange praticamente todo o país. Os mais conhecidos e movimentados são o Charles de Gaulle e Orly que em conjunto com aeroportos regionais menores complementam a malha aérea francesa.


Se você quiser economizar quando for viajar, certamente você utilizará um dos aeroportos menores e mais afastados das cidades. Veja como você poderá combinar os diversos modais que facilitarão o seu deslocamento.


E não se esqueça do seu passaporte!


Se você vai fazer viagens internacionais, certamente encontrará as famosas salas VIPs ou Lounges onde, por um custo relativamente baixo, terá alimentação, repouso e até a possibilidade de tomar uma ducha. Elas são verdadeiramente a solução ideal para quem está em conexão e terá que aguardar um longo tempo para o próximo vôo.


Taxis e Aplicativos de mobilidade.


Se você usa Táxi, fique tranquilo pois existe uma boa quantidade de motoristas disponíveis. As plataformas de mobilidade urbana na França são:


Uber


Fique a vontade para baixar e utilizar conforme as promoções que cada uma oferece, dependendo da época e da relação oferta procura do momento.


Se você mora fora do Brasil, Portugal ou outro país de língua portuguesa ou conhece alguém que more, indique o nosso Blog. Queremos aumentar a comunidade de pessoas que falam o português espalhados pelo mundo! E para quem gostar de escrever, estamos selecionando colaboradores! Entre em contato através do nosso site!


 

Política de divulgação


As matérias e posts deste site são escritos com base em uma visão honesta e na minha experiência de vida e profissional. Eu apenas escrevo resenhas sobre o que eu pessoalmente uso, gosto ou confio. Apesar de listar os pontos negativos e positivos, me esforço para passar a informação mais objetiva possível. Acho que focar demais nos aspectos negativos podem levar à procrastinação e ter uma experiência negativa. Portanto tenho como filosofia de vida pensar positivamente e com isso passar esse viés positivo para que você não seja negativamente influenciado e possa fazer o seu próprio juízo de valor.



Mudeieagora ¿ - Todos os direitos reservados 2021


 


bottom of page