Renovação automática do Cartão de Cidadão



Os Cartões de Cidadão expirados a partir de 24 de fevereiro de 2020 continuam válidos até 31 de dezembro de 2021.


As pessoas com 25 anos ou mais, que tenham o Cartão de Cidadão vencido ou quase a vencer, já podem renovar o cartão sem sair de casa. Você receberá a carta PIN, para fazer a renovação automática, sem alteração de dados, pelo correio.


A carta PIN contém os códigos do cartão o número de referência Multibanco com validade de 60 dias. Faça o pagamento da taxa de renovação pelo Multibanco ou no seu Homebanking de preferência, não esquecendo de digitar o número de referência enviado. Basta entrar na opção Pagamento de Serviços e digitar:

  • entidade 21898 (Instituto Registos Notariado, IP)

  • referência MB que consta na carta PIN

  • valor 16,20 euros.

Se tiver o número de telemóvel associado ao Cartão de Cidadão, vai receber um SMS de CCIDADÃO confirmando o pagamento e o envio do Cartão de Cidadão para a morada de casa por correio registrado.


Se não fizer o pagamento dentro do prazo de 60 dias, o cartão não é emitido e você terá de renovar online ou presencialmente.


Caso não queira fazer a renovação automática do seu Cartão de Cidadão, basta não fazer o pagamento. Você poderá optar por renovar online ou presencialmente.


IMPORTANTE !

O Cartão de Cidadão é enviado para a morada de casa e apenas pode ser entregue ao titular.

A entrega do Cartão de Cidadão é feita apenas ao titular do cartão. No momento da entrega, você terá que apresentar:

  • a carta PIN, necessária para que o funcionário dos CTT(Correios Portugueses) faça a leitura do código QR que se encontra no exterior da carta

  • um documento oficial com fotografia (Cartão de Cidadão, mesmo se estiver caducado, passaporte ou carta de condução), necessário para a confirmação presencial da identidade.

No dia anterior à entrega, você vai receber um SMS dos CTT com o número de objeto postal, que permite seguir ou alterar a entrega.

Caso você não esteja em casa no horário da entrega, os CTT deixarão um aviso na sua caixa de correio, com instruções sobre como retirar o seu Cartão de Cidadão em uma loja CTT.


Com esse aviso dos CTT, você pode:

  • reagendar um novo pedido de entrega, numa data posterior, para a mesma morada;

  • pedir o reencaminhamento para uma nova morada;

  • pedir o reencaminhamento para levantar numa Loja CTT.


Caso o cartão não seja entregue pelos CTT, será devolvido para o balcão do IRN mencionado na carta PIN e você terá de agendar a retirada neste balcão.


Caso já tenha solicitado a renovação, você pode consultar aqui o estado da renovação do seu Cartão de Cidadão, inserindo o número do Cartão de Cidadão, o dígito de controlo e a data de nascimento.


Se precisar de usar as funcionalidades eletrónicas de autenticação e assinatura digital do Cartão de Cidadão pode pedir a sua ativação num balcão do IRN, mediante agendamento online ou por telefone, através da Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111, ou dos contactos dos balcões.



O meu cartão está válido mas eu troquei de morada. Como devo proceder?


Basta entrar no site EPortugal e solicitar a alteração de morada.



Atenção!!

Para que você consiga aproveitar todos os recursos disponibilizados pelo Governo de Portugal, é muito importante que você já tenha a Chave Móvel Digital instalada no seu telemóvel.


Caso você ainda não tenha, basta entrar no site Autenticação.gov e seguir as instruções de instalação e validação.



Se você tem alguma dúvida ou se encontrou algum informação imprecisa, contacte-nos por aqui!

 

Política de divulgação


As matérias e posts deste site são escritos com base em uma visão honesta e na minha experiência de vida e profissional. Eu apenas escrevo resenhas sobre o que eu pessoalmente uso, gosto ou confio. Apesar de listar os pontos negativos e positivos, me esforço para passar a informação mais objetiva possível. Acho que focar demais nos aspectos negativos podem levar à procrastinação e ter uma experiência negativa. Portanto tenho como filosofia de vida pensar positivamente e com isso passar esse viés positivo para que você não seja negativamente influenciado e possa fazer o seu próprio juízo de valor.



Mudeieagora ¿ - Todos os direitos reservados 2021


 

#brasilleirosemny #brasileirosemmoscou #brasileirosemparis #brasileirosemtokyo #barcelona #brasileironaespanha #rambla #paella #catalunha #brasileirosemtoquio #brasileirosemlondres #portuguesesemlondres #portuguesesemmoscou #portuguesesemtoquio #portuguesesemny #mudeieagora #mudeieagorablog #mulheresbrasileiras #brasileirosemportugal #brasileirospelomundo #portuguesespelomundo #brasileirosemdubai #brasileirosnosemirados #brasileirasemdubai #brasileirosnasuica #brasileirosnanovazelandia #brasileirosemsingapura #portuguesesemsingapura #portuguesesnasuica #portuguesesemnovazelandia #mudeieagorablog

#russia #morarnarussia #mudeieagorablog #mudeieagora #brasileirosnaitalia #portuguesesnaitalia #brasileirosnaescocia #portuguesesnaescocia #highlands #brasileirosnainglaterra #portuguesesnainglaterra #reinounido