top of page

Porto - Cidade Europeia do Futuro


A cidade do Porto está no topo das cidades e regiões europeias do futuro, de acordo com o ranking da revista fDI Intelligence do Financial Times, continuando assim a somar pontos internacionais no que diz respeito à sua atratividade e motores de desenvolvimento regional.


Para se chegarem a estes resultados foram avaliadas 90 cidades e regiões europeias com base nas melhores estratégias de promoção de investimento, e através de critérios como o número de investimentos estrangeiros registados durante o último ano, setores de atividade com maior crescimento e resultados apurados através de políticas locais no âmbito da atração de resiliência energética, sustentabilidade e talento.

Pela primeira vez, o Porto ocupa a primeira posição na categoria "fDi strategy - Large cities", galardão que conseguiu alcançar devido à sua estratégia municipal de promoção de investimento direto estrangeiro (IDE). Estes foram resultados anunciados durante um evento realizado no Reservatório da Pasteleira, pela autarquia do Porto.

Ricardo Valente, vereador da Câmara Municipal do Porto garante: "hoje fazemos história. Mais do que o resultado, o relevante é o processo, que é o garante da sua sustentabilidade futura".


Em investimento direto, durante o ano de 2022, a cidade do Porto foi capaz de atrair cerca de 433 milhões de euros, o que perfaz mais do dobro relativamente ao ano anterior. Isto terá potenciado 1380 empregos diretos, o que terá tido impacto na atração de empresas e no aumento da sua visibilidade.

Atrás do Porto, encontram-se Birmingham (Inglaterra), Glasgow (Escócia), Antuérpia (Bélgica), Manchester (Inglaterra), Katowice (Polónia), Izmir (Turquia), Gotemburgo (Suécia), Adana (Turquia) e Bilbau (Espanha). A cerimónia da entrega dos prémios vai realizar-se no dia 14 de março em Cannes, França.



Veja a matéria na íntegra aqui!


Fonte: Casa Sapo




bottom of page