top of page

Meu pet vai morar comigo na França! E agora?


Tá de viagem marcada, mas ainda não viu o que precisa de documentação para entrar na França com seu animal de estimação?


Veja a seguir dicas importantes que vão deixar você um expert no assunto.


Ter conhecimento das últimas normativas da regulamentação francesa sobre animais de estimação é o primeiro passo deste check list. Para isso, acesse o site do Serviço Público Francês. Se não for viajar direto para França (Ponto a Ponto), ou vai fazer escala longa que requer que você pernoite ou fique algum tempo em outro país, você terá que providenciar também toda a documentação para este país.


O próximo passo é emitir um Passaporte de Animal de Estimação da Comunidade Européia (CE). O passaporte do animal de estimação é um livreto que fornece todas as informações essenciais sobre o seu animal de estimação. Inclui um número de identificação e comprovante de todas as vacinações relevantes. O passaporte é válido por toda a vida do seu animal.


Em viagem pela Europa, isto é, pelos estados membros da Comunidade Européia, o sistema de passaportes de animais é padrão, compatível com a ISO 11784/11785 e sendo aceito por todos os estados membros. Estou falando sobre o sistema de controle de passaportes e seus artefatos, isto é, o passaporte propriamente dito. A legislação pode não ser a mesma, variando de país para país. A titulo de exemplo, uma raça de animal pode exigir quarentena em um determinado país, e em outro, não ser necessário.


Um passaporte de animal de estimação, é um certificado de saúde do animal, sendo emitido por um veterinário licenciado onde constam a relação de vacinas aplicadas. O animal deve estar com o microchip e com a vacina antirrábica em dia. Além disso, é necessário um exame de sangue para comprovar a aplicação da vacina. Se o seu animal foi vacinado antes de receber um microchip, deverá ser vacinado novamente após a inserção do microchip.


Importante:

  • Se o microchip inserido em seu animal não for compatível com o padrão da Comunidade Européia, você deverá ter um scanner que consiga ler o microchip.

  • Os animais provenientes de um país com alta incidência de raiva, devem realizar um teste de sangue 30 dias após a vacinação e três meses antes da partida.

  • Filhotes de cães e gatos com menos de três meses de idade podem entrar na UE com restrições adicionais.

  • Raças de cães com perfil mais agressivo estão proibidas na França. Veja maiores informações aqui.

E se o meu pet é uma ave?


É permitido o transporte de até cinco aves sendo necessário o cumprimento de uma quarentena mínima de 30 dias que pode ser realizada antes ou após a viagem. Vacinas específicas devem ser aplicadas 60 dias antes do embarque.


Outros animais:

  • coelhos, roedores e répteis precisam de um atestado de saúde simplificado.

  • Cavalos, precisam de microchip e de passaporte, como os cães e gatos, além de um atestado de saúde. O proprietário deverá ter uma licença de exportação a ser apresentada para a empresa de transporte.


Seguro de animais

Em viagens para o exterior, sempre é bom prevenir do que remediar. Um seguro pode cobrir despesas imprevisíveis com veterinário. Então certifique-se:


  • A apólice cobre todas as condições crônicas, congênitas e hereditárias;

  • Existe uma carência para o tratamento e /ou reincidência;

  • qual o limite de cobertura financeiro para o tratamento e/ou reincidência;


Faça uma pesquisa para encontrar a Seguradora que melhor se encaixe com a sua necessidade nos quesitos de cobertura e orçamento


Transportando o meu pet em avião

Se você ainda não comprou a sua passagem, faça um levantamento nas companhias aéreas para saber sobre preço e exigências de viagem. Existem companhias bem flexíveis, e bem menos flexíveis quando o assunto é transporte de animais na cabine.


Cada companhia tem requisitos que abrangem desde o tamanho do container, raças que são permitidas dentro da cabine e tempo de vôo. Por exemplo, algumas companhias aéreas permitem pets dentro da cabine em vôos com menos de dez horas no limite máximo de 2 animais por cabine. O contêiner deve ter fundo à prova d'água, ventilação adequada. e ser alocado sob o assento à sua frente.


Importante:

  • O recipiente deve ser grande o suficiente para que o animal fique em pé, vire-se e deite-se.

  • O contêiner deve ser feito de plástico resistente.

  • O contêiner deve ter um sistema de travamento seguro,

  • Tanto os recipientes de água quanto os de alimentos devem ser colocados na parte interna da porta da frente e recarregáveis ​​pelo lado de fora do recipiente, sem abrir a porta.

  • O contêiner deve ter ventilação em todos os lados para viagens internacionais e no mínimo três lados para viagens domésticas.

  • O recipiente deve ter adesivos de ANIMAIS VIVOS na parte superior e nas laterais com letras de 3 cms de altura, no mínimo.

  • Se o contêiner tiver rodas, elas devem ser removidas ou presas com fita adesiva para que o canil não role.

  • O recipiente deve ser identificado com o nome do seu animal de estimação e informações de contato do proprietário na parte externa da caixa. Certifique-se de anexar uma cópia extra do certificado de saúde do seu animal de estimação ao contêiner.


Espero que estas dicas possam te ajudar a fazer uma viagem tranquila e segura. Não deixe de pesquisar as normativas mais recentes, pois elas costumam ser atualizadas sem prévio aviso. Tenha sempre cópia da documentação em um lugar seguro.


E, se você mora fora do Brasil, Portugal ou outro país de língua portuguesa ou conhece alguém que more, indique o nosso Blog. Queremos aumentar a comunidade de pessoas que falam o português espalhados pelo mundo! E para quem gostar de escrever, estamos selecionando colaboradores! Entre em contato através do nosso site!


 

Política de divulgação


As matérias e posts deste site são escritos com base em uma visão honesta e na minha experiência de vida e profissional. Eu apenas escrevo resenhas sobre o que eu pessoalmente uso, gosto ou confio. Apesar de listar os pontos negativos e positivos, me esforço para passar a informação mais objetiva possível. Acho que focar demais nos aspectos negativos podem levar à procrastinação e ter uma experiência negativa. Portanto tenho como filosofia de vida pensar positivamente e com isso passar esse viés positivo para que você não seja negativamente influenciado e possa fazer o seu próprio juízo de valor.



Mudeieagora ¿ - Todos os direitos reservados 2021


 


bottom of page