Tudo indica que a Euribor vá continuar a descer nos próximos meses, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter avançado com um novo corte dos seus juros diretores esta quinta-feira, dia 12 de setembro. Isto quer dizer que as famílias que estão a pagar créditos habitação a taxa variável vão sentir novos alívios das prestações.
Mas não só. Quem está a pensar contratar um novo empréstimo para comprar casa irá pagar bem menos. Todo este cenário deverá incentivar ainda mais a procura por casas à venda, o que pressionará ainda mais os preços das casas em Portugal, se a oferta de habitação não acompanhar esta evolução.
As taxas Euribor têm vindo a descer nos últimos meses, antecipando o corte dos juros do BCE em setembro que era tomado como certo. E a verdade é que o regulador europeu liderado por Christine Lagarde avançou mesmo com uma redução da taxa de refinanciamento em 60 pontos base, colocando-a em 3,65% na reunião de política monetária realizada esta quinta-feira, dia 12 de setembro.
A verdade é que as taxas Euribor já têm vindo a descontar este corte dos juros do BCE, de tal forma que as taxas médias mensais caíram em agosto para todos os prazos para os seguintes valores:
Euribor a 12 meses: a média mensal de agosto foi de 3,166%, menos 0,36 pontos percentuais (p.p.) face a julho (3,526%);
Euribor a 6 meses: esta taxa mensal caiu para 3,425% em agosto, menos 0,219 p.p. do que no mês anterior (3,644%);
Euribor a 3 meses: a taxa do prazo mais curto passou de 3,685% em julho para 3,548% em agosto (-0,137 p.p.).
Estas recentes descidas da Euribor em agosto reduziram em dezenas de euros as prestações dos novos créditos habitação em Portugal (a taxa variável).. E, se a trajetória da Euribor se mantiver nos próximos meses, as prestações vão descer ainda mais, incentivando a compra de casa em Portugal..
Leia matéria na íntegra aqui!
Fonte: Idealista
Comments