top of page

Dormir com ar condicionado faz mal à saúde?



Na procura constante por conforto durante as noites de verão, muitos de nós recorremos ao ar condicionado como aliado para combater as altas temperaturas. No entanto, o seu uso noturno gera um debate sobre possíveis efeitos na saúde.

É realmente prejudicial dormir com o ar condicionado ligado?

Falamos sobre os benefícios e riscos dessa prática, além de deixar algumas dicas para usar o ar condicionado com segurança e eficácia à noite.


Dormir com ar condicionado: quais são as implicações?

A resposta a esta pergunta é: depende. Se dormires com o ar condicionado ligado a noite toda em baixa temperatura, podes ficar doente. De acordo com a Sociedade Espanhola de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SEORL), o uso de ar condicionado pode aumentar os problemas de garganta no verão.


Na mesma linha, a Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica aponta que até 20% dos sintomas catarrais, laringite, faringite ou processos brônquicos que aparecem no verão são devidos ao uso indevido do ar condicionado.


No entanto, nem sempre isso acontece. Isso depende de várias questões, como a temperatura, o ângulo em que o aparelho expele o ar e se afeta diretamente a pessoa que está dormir ou a superfície do quarto.


O que acontece se eu dormir com o ar condicionado ligado?


Dormir a noite toda com ar condicionado pode trazer consigo diferentes riscos:

  • Problemas respiratórios: o uso excessivo de ar condicionado pode ressecar o ar, causando irritação das vias aéreas e dos olhos. Pessoas com problemas respiratórios pré-existentes, como asma ou alergias, podem apresentar um agravamento dos seus sintomas.

  • Dor e rigidez muscular: dormir num quarto muito frio pode causar rigidez muscular e dor ao acordar. A exposição prolongada a temperaturas frias pode causar tensão muscular e cãibras, especialmente em pessoas com problemas de saúde propensos a isso.

  • Constipações e outras doenças: mudanças repentinas de temperatura ao entrar e sair de uma divisão com ar condicionado podem enfraquecer o sistema imunológico e aumentar a suscetibilidade a constipações e outras doenças. Além disso, se o filtro do ar condicionado não for limpo regularmente, ele pode tornar-se uma fonte de bactérias, vírus e fungos, o que pode tornar-se um problema mais sério.

  • Desidratação e dor de cabeça: com o ar condicionado ligado a noite toda também aumenta o risco de desidratação, pois o frio pode atrasar ou impedir a sensação de sede. Além disso, resseca o ambiente, o que favorece essa condição. Os sintomas mais comuns de desidratação são: dor de cabeça, pele e lábios secos e enxaquecas.


Como fazer bom uso do ar condicionado para dormir?

Há uma série de dicas e práticas que maximizam os benefícios de dormir com ar condicionado e reduzem seus riscos:


  1. Qual a temperatura ideal para dormir com ar condicionado? Recomenda-se ajustar o ar condicionado a uma temperatura moderada. O ideal é entre 24 e 26 graus; abaixo de 23 graus, o risco de adoecer aumenta. Evitar temperaturas muito baixas pode prevenir problemas de saúde relacionados com o frio.

  2. Usar a função de temporizador. Muitos aparelhos de ar condicionado têm uma função de temporizador ou 'modo noturno' que permite agendar o desligar automático após algumas horas. Isso pode ser útil para arrefecer o quarto antes de dormir e durante as primeiras horas de sono e desligá-lo pelo resto da noite.

  3. Manter o filtro limpo. É essencial limpar ou substituir regularmente o filtro do ar condicionado para garantir um fluxo de ar limpo e evitar o acumular de poeira, bactérias e fungos que podem causar problemas de saúde.

  4. Hidratar-se adequadamente. Beber bastante água ao longo do dia e manter um copo de água perto da cama ajuda a combater o ressecamento causado pelo ar condicionado.

  5. Usar humidificadores. Se o ar condicionado estiver a ressecar o ambiente, considera o uso de um humidificador para ajudar a manter um nível de humidade adequado e evitar irritação das vias aéreas.

  6. Evitar o fluxo de ar direto. O fluxo de ar para fora do ar condicionado é muito menor do que a temperatura ambiente. Se uma pessoa recebe ar diretamente e por muito tempo, é mais fácil para ela experimentar efeitos negativos, como contraturas e dores musculares. Para evitar isso, é aconselhável evitar colocar-se diretamente no caminho do ar. 


Leia a matéria na integra aqui!


Fonte: Idealista

Comments


bottom of page