Dirigindo na França

Dicas importantes para você evitar surpresas desagradáveis



Como em qualquer lugar em que você ainda não se tornou um local, dirigir irá requerer de você maior atenção e concentração, nos primeiros meses.


Todos os países pertencentes à Comunidade Européia, seguem diretrizes e normas padrão especificadas em comum acordo pela Comissão Europeia. A França, como membro da CE, fez avanços significativos na melhoria da segurança no trânsito nos últimos anos. Com o aumento no uso de radares e testes de álcool, as rodovias franceses ficaram mais seguras para os motoristas.


Quem pode dirigir na França?


Você deve ter 18 anos ou mais e uma carteira de habilitação válida. A partir dos 14 anos de idade é autorizado a condução de scooter, ciclomotor ou motocicleta com até 50 cc de potência. Veja mais detalhes sobre Carteira de Habilitação na França.


Importando um carro da Comunidade Européia


Se quiser trazer o seu próprio carro, você não pagará impostos, desde que você resida na Comunidade a 1 ano, o carro pertença a você a seis meses, e todos os impostos e taxas alfandegárias já foram pagos no país de origem.


Agora, se você for ficar na França por menos de seis meses, você pode usar o seu carro, registrado no país de origem, sem a necessidade de regularização.

Esteja atento ao período limite, pois o descumprimento desta determinação gera multas e confisco do veículo.


Para obter e manter o registro francês do seu carro (carte grise), você deverá levá-lo para ser inspecionado, segundo as normas rodoviárias francesas, para só então obter o Certificado de Conformidade ou Atestado RTI (Recepção à Titre Isolé).


A atividade de inspeção e renovação é realizada em centros licenciados, e tal procedimento deve ser executado a cada dois anos ou caso você venha a vender o veículo.


Somente após conseguir o Certificado de Conformidade / Atestado RTI, é que você poderá solicitar o registro de matrícula do veículo (Certificat d'immatriculation) em sua Préfecture ou Sous-Préfecture, e receber as novas placas de matrícula (placas) francesas feitas e instaladas.


Seguro é obrigatório e o comprovante deve ficar visível no parabrisa do carro.


Não há imposto de circulação na França para veículos particulares, mas dependendo do combustível utilizado no carro, você pode estar sujeito ao pagamento de um imposto sobre emissões.


O sistema de aplicação de multas, semelhante a muitos países, é feito por pontos. As infrações geram taxas a serem pagas além de pontos registrados na carteira de habilitação, podendo variar conforme a gravidade da infração cometida. E para quem tirou a licença pela primeira vez ou é cidadão cujo país não tem acordo bilateral, tem o número de pontos reduzido pela metade, nos 3 primeiros anos iniciais.


Considerações importantes para quando você estiver dirigindo na França

  • Tenha sempre a carteira de habilitação, o registro do veículo e documentos do seguro à mão.

  • Verifique se o seu veículo tem um kit de bafômetro de autoteste não utilizado e em conformidade com os padrões de segurança franceses, além do triângulo e colete reflexivo. Se tiver algum problema mecânico, pneu furado, etc.... lembre-se de colocar a sinalização e o colete. Você pode ser multado caso não esteja usando o colete reflexivo mesmo com o triângulo de sinalização posicionado de forma correta e bem visível.

  • Conduza do lado direito da estrada.

  • O uso de cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo;

  • Prioridade ao tráfego da direita; nas rotatórias, a prioridade é o tráfego da esquerda;

  • Ligue a seta para direita para sair da rotatória;

  • Crianças menores de 10 anos devem estar sempre no banco de trás.

  • Fones de ouvido são proibidos durante a condução, além de comer e beber;

  • É ilegal usar a buzina exceto em caso de colisão iminente.

  • A cobrança de um infração pode ser feita no local, pelo próprio agente, e o veículo poderá ser confiscado caso você não faça o pagamento.

Você pode dirigir após beber, desde que não ultrapasse os limite estabelecido pela legislação francesas que é:


50mg de álcool por 100ml de sangue. O limite foi reduzido em julho de 2015 para 0,02% para motoristas novatos com menos de três anos de experiência de condução.


Os limites de velocidade variam de acordo com o clima:


Clima seco:

  • áreas urbanas 50km / h,

  • fora das áreas urbanas 90km / h,

  • vias de mão dupla e autoestradas sem portagem 110km / h

  • autoestradas com portagem 130km / h.


Clima úmido:

  • áreas urbanas 50km / h,

  • fora da área urbana 80km / h,

  • autoestradas sem pedágio 100km / h

  • autoestradas com pedágio 110km / h.

Radares de Velocidade

Tenha muito cuidado, pois na França existem muitos. Se você tiver algum dispositivo anti radar, saiba que sua utilização é ilegal. Além dos radares fixos, existem carros da polícia disfarçados com radares, principalmente em estradas secundárias.


Sites importantes


DREAL (Direction Régionale de l’Environnement, de l’Aménagement et du Logement) para obter informações sobre veículos e procedimentos de regularização


Sinais de trânsito na França


Condições das estradas e tráfego na França


Para maiores informações sobre estradas, localização de radares e segurança de trânsito clique aqui.


Informações fornecidas pelo Serviço Público Francês sobre Carteira de Habilitação


Se você mora fora do Brasil, Portugal ou outro país de língua portuguesa ou conhece alguém que more, indique o nosso Blog. Queremos aumentar a comunidade de pessoas que falam o português espalhados pelo mundo! E para quem gostar de escrever, estamos selecionando colaboradores! Entre em contato através do nosso site!


 

Política de divulgação


As matérias e posts deste site são escritos com base em uma visão honesta e na minha experiência de vida e profissional. Eu apenas escrevo resenhas sobre o que eu pessoalmente uso, gosto ou confio. Apesar de listar os pontos negativos e positivos, me esforço para passar a informação mais objetiva possível. Acho que focar demais nos aspectos negativos podem levar à procrastinação e ter uma experiência negativa. Portanto tenho como filosofia de vida pensar positivamente e com isso passar esse viés positivo para que você não seja negativamente influenciado e possa fazer o seu próprio juízo de valor.



Mudeieagora ¿ - Todos os direitos reservados 2021


 

#brasilleirosemny #brasileirosemmoscou #brasileirosemparis #brasileirosemtokyo #brasileirosemtoquio #brasileirosemlondres #portuguesesemlondres #portuguesesemmoscou #portuguesesemtoquio #portuguesesemny #mudeieagora #mudeieagorablog #mulheresbrasileiras #brasileirosemportugal #brasileirospelomundo #portuguesespelomundo #brasileirosemdubai #brasileirosnosemirados #brasileirasemdubai #brasileirosnasuica #brasileirosnanovazelandia #brasileirosemsingapura #portuguesesemsingapura #portuguesesnasuica #portuguesesemnovazelandia #mudeieagorablog #brasileirosnaalemanha #portuguesesnaalemanha #projeto56 #projeto56blog #expatriados