Fazer as compras de supermercado na França?

Essa atividade quase que diária na vida das pessoas vai te ajudar a se tornar um local mais rapidamente.




Você acabou de mudar para a França e ainda está se familiarizando com a área em que escolheu para morar. Ir ao supermercado ou mercado central para abastecer a casa, é uma ótima oportunidade para abrir os seus horizontes e conhecer mais profundamente os hábitos e cultura da sua nova cidade.


De fato, a França é um dos poucos lugares do mundo referenciados e lembrados por sua gastronomia. Encontrar todos aqueles ingredientes locais e conhecer uma grande variedade de produtos é um plus para quem gosta de comida. Além de produtos locais, você ainda vai encontrar produtos de outras regiões da Comunidade Européia. E se você não é, digamos assim, fã de ir ao supermercado, posso te assegurar que você vai acabar gostando de ver essa variedade de produtos originários dos 4 cantos da Europa..


Então vamos conhecer melhor esse mundo francês do supermercado.


Na França, assim como em outros países, você encontrará redes de supermercados, distribuidos de forma concorrente e dimensionados por finalidade. Se a cidade que você está morando é uma das top5 em tamanho, os supermercados com áreas maiores do tipo hipermercado, estarão mais afastados. Isso porque o custo por metro quadrado é infinitamente menor na periferia do que no centro. E como solução, essas marcas mantém supermercados menores que vendem basicamente artigos relacionados à alimentação.


De modo geral, os supermercados franceses são relativamente mais baratos e melhor abastecidos, além de manterem uma variedade de marcas que acaba ajudando na hora de escolher o produto, e até fazer uma economia extra. Lembre-se de fugir das unidades localizadas perto de atrações turísticas, onde o preço geralmente é maior. Se você quiser fazer um economia extra, faça suas compras levando sua sacola reciclável. Caso ainda não tenha, você poderá comprar uma sacola reutilizável no supermercado de sua preferência, e depois trazer nas próximas compras


Semanalmente alguns supermercados fazem promoções com ofertas e descontos realmente vantajosos.. Baixe o aplicativo na Appstore, e participe dos programas de filiação, com vantagens exclusivas para os clientes participantes. Você poderá ainda fazer compras online e programar a entrega para o horário que for mais conveniente.


Principais grupos franceses de supermercados


  • Carrefour: uma das maiores redes de supermercados do mundo. Possui mais de 5.000 pontos. As lojas de formatos variados vão desde pequenas lojas centrais até hipermercados.

  • Auchan: possui lojas em toda a França, mas a sua especialidade são os hipermercados. encontrados principalmente em locais fora da cidade.

  • Intermarché: esse grupo privilegia o formato menor mas também tem alguns hipermercados.

  • Leclerc: suas lojas são na maioria hipermercados e é facilmente encontrado nas grandes cidades francesas.

  • Super U: esta marca é de uma cooperativa de varejistas franceses Système U, com mais de 1.000 lojas de tamanhos variados.

  • Monoprix: esse grupo optou por lojas de tamanho médio, oferecendo uma mix de produtos que vai desde o básico alimentar até sua linha de moda e artigos para o lar.

Dependendo de onde você optou por morar, encontrará outras marcas menores mas com boa política de preços e promoções. No final, tudo se resume em qualidade e validade dos produtos e é aí que as promoções acontecem.


Além do grupo de supermercados franceses, relacionados acima,


Principais grupos não franceses de supermercado:


  • Lidl: essa marca alemã possui cerca de 1.500 pontos de venda. As lojas vendem uma gama limitada de produtos locais mas você encontrará também produtos alemães tradicionalmente famosos por sua qualidade.

  • Aldi: Outra loja alemã com cerca de 900 lojas, com caracteristicas similares à sua concorrente Lidl.

Supermercados com especialidades francesas

Se você busca uma experiência com raiz totalmente francesa, vale a pena passear pelas lojas a seguir:


  • Biocoop: esta cooperativa também tem o foco em produtos orgânicos locais e sazonais, e, com um número maior de lojas (600 aprox.).

  • NaturéO: como o próprio nome sugere, essa rede tem uma pegada orgânica, com uma variedade de produtos orgânicos frescos. Talvez você tenha dificuldade de encontrar uma loja do grupo, hoje com cerca de 50 supermercados em todo o país.

  • M&S Food: uma variante alimentar da tradicional loja britânica Marks & Spencer oferece comida britânica e internacional.

Vale lembrar que medicamentos não são comercializados por supermercados na França, mas, não será difícil encontrar uma farmácia sempre ao lado ou muito perto de um supermercado.


A maioria das lojas abre por entre 8 e 9 horas, podendo ir até às 21h, mas isso não é uma regra a ser seguida. Alguns supermercados têm horário estendido, podendo abrir aos domingos em horário específico..


Em algumas cidades esses estabelecimentos podem fechar na hora do almoço. É melhor você ter conhecimento do horário de funcionamento do seu supermercado de preferência para não correr riscos.


Remédios ou tabaco: os supermercados franceses não vendem remédios - você terá que ir à farmácia local para isso. Eles também não vendem produtos de tabaco, então você precisa ir à tabacaria mais próxima.


Agora, se você é do tipo que não gosta de passear no supermercado, você tem a possibilidade de solicitar kits de refeição elaborados por especialista que utilizam produtos locais frescos e que são entregues periodicamente segundo a sua necessidade.


Os mais conhecidos são o Quitoque e o HelloFresh.


Visita aos mercados locais e feiras semanais


Quer sentir a essência da gastronomia francesa? Vá ao mercado central de sua cidade ou procure saber o dia exato das feiras de produtores locais da sua cidade. Você vai interagir em todos os sentidos com o ritmo e estilo de vida dos franceses.


Comerciantes locais


Outra boa opção e conhecer o comércio local das redondezas do seu bairro. Certamente você encontrará lojas únicas e sempre terá uma peixaria (Poissonerie) ou açouque (Boucherie) além das famosas baguetes, croissants e queijos franceses nas tradicionais padarias (Boulangerie).


E para aqueles dias que você quer descansar, uma ótima opção é comprar sua comida pronta em lojas de conveniência (Monoprix, 8 à huit, Spar). Você vai encontrar uma sempre perto, Ou então buscar os tradicionais assados e comidas locais que são comercializados prontos para comer no supermercado de sua preferência


Se você mora fora do Brasil, Portugal ou outro país de língua portuguesa ou conhece alguém que more, indique o nosso Blog. Queremos aumentar a comunidade de pessoas que falam o português espalhados pelo mundo! E para quem gostar de escrever, estamos selecionando colaboradores! Entre em contato através do nosso site!


 

Política de divulgação


As matérias e posts deste site são escritos com base em uma visão honesta e na minha experiência de vida e profissional. Eu apenas escrevo resenhas sobre o que eu pessoalmente uso, gosto ou confio. Apesar de listar os pontos negativos e positivos, me esforço para passar a informação mais objetiva possível. Acho que focar demais nos aspectos negativos podem levar à procrastinação e ter uma experiência negativa. Portanto tenho como filosofia de vida pensar positivamente e com isso passar esse viés positivo para que você não seja negativamente influenciado e possa fazer o seu próprio juízo de valor.



Mudeieagora ¿ - Todos os direitos reservados 2021


 

#brasilleirosemny #brasileirosemmoscou #brasileirosemparis #brasileirosemtokyo #brasileirosemtoquio #brasileirosemlondres #portuguesesemlondres #portuguesesemmoscou #portuguesesemtoquio #portuguesesemny #mudeieagora #mudeieagorablog #mulheresbrasileiras #brasileirosemportugal #brasileirospelomundo #portuguesespelomundo #brasileirosemdubai #brasileirosnosemirados #brasileirasemdubai #brasileirosnasuica #brasileirosnanovazelandia #brasileirosemsingapura #portuguesesemsingapura #portuguesesnasuica #portuguesesemnovazelandia #mudeieagorablog #brasileirosnaalemanha #portuguesesnaalemanha #projeto56 #projeto56blog #expatriados