Como é viver na Alemanha

Dicas importantes para o seu dia a dia.



A Alemanha é a potência da União Europeia, uma das responsáveis pela a estabilidade econômica da região. Além da solidez financeira, sua rica cultura e a ampla previdência social, as belezas naturais são muito atraentes para os expatriados, principalmente para quem está procurando um ambiente acolhedor para viver.


O clima é moderado. Extremos de temperatura são raros, mas existem diferenças regionais. A região costeira do norte tem verões quentes e invernos amenos, enquanto as condições no interior são mais variadas.


No inverno, as temperaturas caem bastante entre 5 ° C e –4 ° C com neve nas regiões montanhosas. As máximas do verão ficam em torno de 23 ° C , mas podem exceder 30 ° C durante as ondas de calor que duram alguns dias. Você pode esperar chuva em qualquer época do ano.


Ë um pais que funciona com eficiência e precisão, embora as leis e a burocracia locais possam ser frustrantes. Não importa para onde você vá na Alemanha, cada área tem características fascinantes - do Vale do Ruhr, com sua imponência industrial à arquitetura impressionante de Munique e as belas colinas de Stuttgart.



A forma como o alemão trabalha é acelerada e muito profissional, oferecendo aos expatriados oportunidades de desenvolvimento de carreira nesta econômia estabilizada e dinâmica. É importante ressaltar que para obter sucesso profissional em qualquer lugar no mundo, e principalmente na Alemanha, é necessário compreender e respeitar os hábitos e a cultura relacionados ao trabalho.



A Alemanha tem o maior PIB da Europa. As exportações representam um papel importante na economia local e há poucas restrições ao investimento estrangeiro. A riqueza do país é impulsionada por indústrias inovadoras e uma força de trabalho disciplinada e motivada. Você se sairá bem aqui se seguir as regras.


Com sua localização centralizada, fazendo fronteira com nove países europeus, incluindo pesos pesados da economia, como a Suíça e a França, as oportunidades de trabalho são vastas e bem remuneradas.



Dicas importantes, para quem quer ir morar na Alemanha:

  • Embora muitos habitantes locais falem inglês, aprender o alemão é importante. Mesmo que você não fale bem, fazer o esforço ajuda muito a se integrar à esta comunidade.

  • Os alemães são muitoreservados e não conversam trivialidades. Eles são educados, mas diretos, e mantêm o que consideram uma distância adequada de estranhos. Mas depois de fazer amigos locais, você os achará leais e afetuosos.

  • Os alemães valorizam a eficiência e gostam de seguir as regras, então você aprenderá rapidamente a entrar no ônibus usando a porta certa e não obstruindo o caminho..

  • A Alemanha é o país que mais recicla resíduos na Comunidade Européia. A forma como os resíduos são recolhidos difere de local para local, portanto, verifique o site da comunidade local para descobrir o que acontece na sua área.

  • As escolas públicas alemãs são uma boa opção se você planeja ficar por um longo período. O sistema educacional é administrado em nível estadual e existem diferenças regionais. A educação local é gratuita e é uma boa maneira de ajudar seus filhos a se adaptarem ao novo ambiente. Diferentes tipos de escola pública estimulam diferentes habilidades. Alguns são mais focados em trabalhos acadêmicas, enquanto outros oferecem treinamento prático e vocacional.

  • Prédios de apartamentos altos chamados wohnsilos dominam as paisagens urbanas alemãs. Eles são as escolhas mais populares do centro da cidade, mas você também encontrará moradias geminadas de um e dois andares nas áreas centrais. As casas de famílias maiores geralmente estão localizadas nos subúrbios.

  • Locação de imóveis na Alemanha tem suas peculiaridades, por isso é uma boa ideia obter aconselhamento jurídico antes de assinar um contrato de arrendamento. Existem dois tipos principais de contrato de aluguel. Os contratos da Warmmiete incluem manutenção e serviços públicos, mas nos contratos da Kaltmiete você paga apenas pelo espaço e é responsável pelos seus próprios custos de aquecimento, água e eletricidade.

  • Se os serviços públicos não estiverem incluídos em seu contrato de locação, você mesmo terá que contratá-los. Peça ao proprietário para ajudá-lo indicando fornecedores de gás, água e eletricidade.

  • Se planeja ficar por um longo período, você deve trocar sua carteira de motorista estrangeira por uma alemã nos primeiros três meses. Se perder esse prazo, você precisará frequentar uma escola de direção (em alemão). Além do curso ser de longa duração, é muito caro.

  • Certifique-se sobre os impostos, o remuneração média para o cargo que esta se habilitando e a experiência que possui.

  • Essa dica vale para qualquer país que você estiver se mudando e livrará você de aborrecimentos desnecessários: Seja paciente e esteja preparado para fazer concessões. Entenda que levará algum tempo para que você seja completamente aceito e tratado como igual, especialmente no ambiente de trabalho. Esteja com a sua mente aberta para o estilo de vida dos alemães, como se comportam e se relacionam. Conhecer e entender o país, sua gente, sua cultura, é a melhor maneira de se sentir confortável e fazer parte da sociedade.

  • Ter crédito financeiro na Alemanha é mais complicado, então certifique-se de ter todo o dinheiro de que vai precisar.

  • Não espere que seu trabalho proporcione uma vida social instantânea. Os alemães são muito voltados para a família e, geralmente, é onde passam mais tempo. Persista em conhecer os residentes locais.

  • Os alemães são muito reservados por isso, comece sempre com 'Hallo' e 'Guten Tag'. Chamá-los pelo primeiro nome é uma liberalidade dada depois de algum tempo.

  • Para um expatriado, tudo é mais difícil em qualquer parte do mundo, Por isso só viaje se tiver seguro de saúde e com emprego previamente acertado. É mais difícil conseguir um emprego sem um diploma universitário alemão.


Outros dados importantes:


População: aproximadamente 83,0 milhões

Capital: Berlin

Países Vizinhos: Polônia, República Tcheca, Austria, Suiça, França, Bélgica, Dinamarca, Luxemburgo e Holanda.

Idomas: Alemão mas o Inglês é amplamente falado.

Hora: GMT + 1





Se você mora em uma dessas cidades ou conhece alguém que more, indique o nosso Blog. Queremos aumentar nosso grupo de pessoas que falam a língua portuguesa espalhados pelo mundo! E para quem gostar de escrever, estamos selecionando colaboradores! Entre em contato através do nosso site!


 

Política de divulgação


As matérias e posts deste site são escritos com base em uma visão honesta e na minha experiência de vida e profissional. Eu apenas escrevo resenhas sobre o que eu pessoalmente uso, gosto ou confio. Apesar de listar os pontos negativos e positivos, me esforço para passar a informação mais objetiva possível. Acho que focar demais nos aspectos negativos podem levar à procrastinação e ter uma experiência negativa. Portanto tenho como filosofia de vida pensar positivamente e com isso passar esse viés positivo para que você não seja negativamente influenciado e possa fazer o seu próprio juízo de valor.



Mudeieagora ¿ - Todos os direitos reservados 2021


 

#brasilleirosemny #brasileirosemmoscou #brasileirosemparis #brasileirosemtokyo #brasileirosemtoquio #brasileirosemlondres #portuguesesemlondres #portuguesesemmoscou #portuguesesemtoquio #portuguesesemny #mudeieagora #mudeieagorablog #mulheresbrasileiras #brasileirosemportugal #brasileirospelomundo #portuguesespelomundo #brasileirosemdubai #brasileirosnosemirados #brasileirasemdubai #brasileirosnasuica #brasileirosnanovazelandia #brasileirosemsingapura #portuguesesemsingapura #portuguesesnasuica #portuguesesemnovazelandia #mudeieagorablog #brasileirosnaalemanha #portuguesesnaalemanha #projeto56 #projeto56blog #expatriados