top of page

Coisas que você tem que saber antes de ir para Barcelona



“Barça” não é Barcelona.


Barça é o apelido do FC Barcelona, ​​um dos maiores times de futebol.


 

A Catalunha não é a Espanha.


Claro, tecnicamente é, por enquanto, mas os catalães vêem sua região, sua cultura e seu patrimônio como totalmente únicos e até superiores ao do resto da Espanha.

No últimos anos, aconteceram vários conflitos separatistas onde catalães e muitos cidadãos buscavam a independência da Espanha.

Mas em outubro de 2017, uma votação acendeu os ânimos dos mais exaltados em busca da independência e o governo espanhol precisou usar a força para tentar impedir o que considerou um voto ilegal. Em decorrência disto, os líderes do governo catalão declararam independência, e o caos se seguiu, sem que nenhum dos lados cedesse em uma disputa com profundas ramificações políticas, econômicas e sociais para a região e o país como um todo.


A situação ainda está muito volátil e incerta, e é pouco provável que consiga se chegar a um consenso tão cedo. Mas o que você precisa saber:

  • embora a animosidade entre a Catalunha e o resto da Espanha seja real, isso não afetará sua visita.

  • Os protestos são frequentes, mas pacíficos até agora.

  • A vida diária avança normalmente.

  • Barcelona sempre será uma cidade cosmopolita, onde o espanhol e o catalão são falados em todos os lugares e onde as muitas faces da cultura espanhola estão representadas na comida e na estrutura da cidade.


 

Esta não é a Espanha da sua imaginação.


Você não encontrará bares de flamenco de partir o coração, mulheres em longos vestidos coloridos dançando sevilhanas ou praças de touros salpicadas com uma multidão de aficionados se divertindo e assistindo o espetáculo.


Se for essa a experiência que busca, vá direto para Sevilha ou Granada, na região da Andaluzia, onde a Espanha que você imagina está viva e pulsante (e onde, ao contrário de outras partes da Espanha, ​​a tourada ainda é legal).


Não que você não encontre em Barcelona opções interessantes desta Espanha pulsante como uma noite de flamenco e paella em restaurantes localizados nas proximidades da Rambla., mas jamais se igualará com a experiência vivida naquela região



 

Barcelona vive lotada de turistas.


Não existe uma verdadeira baixa temporada nesta região do Mediterrâneo. Noventa por cento das pessoas que visitam a cidade, gastam o seu tempo e dinheiro na Ciutat Vella, a cidade velha composta pelo Born, o Bairro Gótico e o Raval. Sem dúvida, esses estão entre os bairros mais bonitos de Barcelona, mas se você quiser ver a cidade "real", explore bairros como Gracia, Poble Sec e Poblenou.


E qual a melhor época para conhecer?

Bom, quando tudo voltar ao normal, o período com melhor clima e um fluxo um pouco menor é depois das férias escolares, isto é a partir de Setembro ou até antes da semana santa onde começa a alta temporada na Espanha.


A pior hora para vir? Agosto.

Os moradores locais aproveitam para sair de férias e são substituídos por centenas de milhares de italianos, franceses, alemães, britânicos e americanos que aproveitam o período de férias para conhecer esta belíssima cidade.


 

Escolha bem as suas refeições.


Apesar da reputação culinária de Barcelona, a cidade está saturada de bares de tapas, restaurantes preguiçosos vendendo pratos de croquettas congelados e frutos do mar caríssimos.

Se você não tomar cuidado, começará a sentir que toda a cidade compartilha o mesmo menu. Você precisa estar atento, observando e fazendo um pesquisa prévia para saber qual o melhor local para se comer. Não vamos sugerir nenhum restaurante ou bar, pois este post ficará no blog e o que poderia ser uma ótima opção para hoje, pode não a pior no futuro,


Aprenda algumas palavras em catalão. Você não quer que ninguém acredite que é um local, mas isso ajuda e muito a criar um clima de proximidade e respeito , e , a orgulhosa população local vai gostar.


 

Esteja sempre alerta!


Barcelona infelizmente também é conhecida por ter um alto indice de furtos. Carteiras, Telefones, e jóias são roubados dos turistas com facilidade e frequência alarmantes. Este tipo de crime raramente ou nunca se torna violento, mas ainda requer vigilância por parte das pessoas que aparentam ser visitantes. Fique atento sempre, mas tenha uma atenção especial quando estiver no centro, transporte público, na Boqueria e outros mercados populares, nas ruas do Raval ou o Bairro Gótico no final de noite.

As táticas mais utilizadas são o Bump (movimento clássico de batedor de carteira em que alguém inicia contato físico enquanto ele ou um cúmplice tira sua carteira), o Papel (em que alguém se aproxima de você em sua mesa com um pedaço de papel ou um mapa e usa para distraí-lo enquanto roubam seu telefone celular) e a Pergunta (uma tática que envolve uma consulta vaga para obter instruções para confundi-lo enquanto um comparsa pega sua bolsa).

Infelizmente, a polícia de Barcelona vem demonstrando incapacidade em conter o que, sem dúvida é o ponto negativo da cidade, portanto esteja preparado para se defender sozinho.


 

Paella


Apesar da abundância de restaurantes oferecendo panelas de arroz amarelo com ervilhas e pimenta, é melhor manter o consumo ao mínimo. A melhor opção em Barcelona é o fideuà, similar a paella em tamanho e aparência, mas feito com aletria torrada em vez de arroz, e geralmente um vencedor mais consistente nos restaurantes da cidade.


 

Fique longe da Rambla.


Os guias dirão o contrário, que é o maior tesouro da cidade. Isso pode ter sido verdade 30 anos atrás, mas hoje em dia, se tornou uma área de exploração do turista com restaurantes e bares oferecendo sangria cara, tapas de micro-ondas e batedores de carteira.


Certamente vale a pena dar um passeio, pelo menos para ver os artistas de rua que se apresentam na Rambla, mas se ficar somente nela, perderá todo o resto que, por sinal, é o melhor da cidade.



Espero que goste da sua estadia nesta bela cidade!


 

Política de divulgação


As matérias e posts deste site são escritos com base em uma visão honesta e na minha experiência de vida e profissional. Eu apenas escrevo resenhas sobre o que eu pessoalmente uso, gosto ou confio. Apesar de listar os pontos negativos e positivos, me esforço para passar a informação mais objetiva possível. Acho que focar demais nos aspectos negativos podem levar à procrastinação e ter uma experiência negativa. Portanto tenho como filosofia de vida pensar positivamente e com isso passar esse viés positivo para que você não seja negativamente influenciado e possa fazer o seu próprio juízo de valor.



Mudeieagora ¿ - Todos os direitos reservados 2021


 
bottom of page