top of page

Troca de Carta de Condução na Itália -Como fazer ?



Em 13 de janeiro de 2018, entrou em vigor o Acordo de Reconhecimento Mútuo da Carta de Condução entre o Brasil e a Itália com validade de cinco anos isto é, válido até 13 de janeiro de 2023..


O acordo permitiu que os cidadãos de ambos os países convertam as cartas de condução das categorias A e B, sem ter de realizar os exames práticos e teóricos. Já para as demais categorias, é necessário realizar os exames específicos exigidos pela regulamentação em vigor.


Agora, é importante saber que:


+ Para os titulares de uma carta de condução fora da UE, é possível conduzir veículos para os quais a carta permite até um ano a partir da aquisição da residência. Após um ano é necessário converter a licença.

+ não será possível solicitar esta conversão, após aquisição de residência na Itália.

+ a conversão sem exames é somente para os titulares de licença expedida no Brasil e que residam na Itália há menos de 4 anos, no momento da apresentação do pedido.


E como devo fazer?


Reúna a documentação necessária que são:

- Cópia e original da carta de condução.

- Cópia do atestado médico.


Importante:

Fique atento, pois em alguns estados italianos, você poderá ter que apresentar a tradução juramentada da carta de condução.


Pague as taxas :

- Conta 9001 - € 10,20

- Conta 4028 - € 32,00


Preencha o formulário TT2112


Por fim acesse, o portal Il Portale dell'Automobilista, e proceda, conforme instruções atualizadas, com a remessa da referida documentação.


Para mais informações, acesse o site do Ministério da Infraestrutura e Transportes,

bottom of page