Carteira de motorista na França

Tudo que você precisa saber para estar legalizado


Então você chegou na França a algum tempo, e após o período inicial de adaptação, já se sente mais seguro e à vontade para se aventurar e alugar um carro, conhecer as redondezas da região em que mora.


Saiba que a sua licença de motorista é válida por 6 meses., não só aqui na França, como também nos demais 26 estados membros da Comunidade Européia, Suiiça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.


E, se você não é estudante ou diplomata (isentos da necessidade de trocar a licença de motorista pelo período em que residirem na França), e vai passar mais tempo, você deverá trocar a sua licença por uma francesa sem a necessidade de fazer uma nova prova.


Para isso, algumas sua licença deverá atender as condições a seguir:

  • Licença válida;

  • emitido em seu país de residência a mais de 6 meses

  • Ter um documento de tradução oficial para o francês ou Licença Internacional, emitida pelo respectivo orgão autorizado.

  • estar em conformidade com quaisquer restrições médicas legais (por exemplo, uso de óculos com grau )


Como trocar sua carteira de motorista


Os pedidos de troca de carteira de motorista podem ser feitos na Préfecture de Police ou Mairie local. Preencha o formulário Demande d’échange de permis de conduire, que você pode baixar aqui.. Em algumas cidades menores, pode ser que a prefeitura não realize este serviço, por isso é melhor verificar antes para não perder tempo. E se estiver em Paris, também poderá solicitar da sede da Polícia.


Se a sua carteira atual tem menos de 3 anos da data de emissão, você receberá uma licença temporária até que os 3 anos estejam completos.


Veja a seguir a lista dos documentos necessários:

  • fotocópia colorida de sua carteira de motorista estrangeira, com tradução oficial ou da Permissão de Motorista Internacional (IDP), ser for o caso.

  • fotocópia do passaporte e visto:

  • Comprovante de residência.

O prazo requerido para a emissão da licença vai depender da prefeitura, variando entre 15 dias a 2 meses.. A renovação deve ser feita a cada 5 anos mas o prazo pode ser menor para que tem mais de 60 anos.


Existe uma extensa lista de países com acordo bi-lateral, mas, caso o seu país não tenha esse acordo, você deve obter uma carteira de motorista francesa após um ano de residência, pelo método tradicional, isto é, fazendo exames de direção e teóricos.


Neste caso, faça a inscrição uma escola de direção. Eles se encarregarão de dar prosseguimento no processo inteiro.


Primeiro você deve passar no teste teórico consiste em um exame teórico (Código da Estrada Francês - Code de la Route) e, em seguida, terá até 3 anos para passar no teste prático.


Passando nas duas provas, você receberá em sua residência uma licença temporária até que sua licença formal seja emitida dentro de quatro meses.


Embora grande parte das regras de trânsito sejam as mesmas no mundo, existem algumas muito específicas de cada país, e, fazer algumas aulas de direção locais podem ser uma boa maneira de aprendê-las.


Se você não fala Francês ou Inglês, pode ver se na sua prefeitura tem o serviço de tradução, embora isso possa não ser possível em todos os lugares.


A idade mínima para dirigir na França é 18 anos, mas se você tem mais do que 14 anos, poderá dirigir uma scooter ou ciclomotor com até 50 cc de potência.



Agora que você já sabe como fazer para ter a sua licença de motorista aqui na França, conheça e aprenda dicas no post Dirigindo na França.


Se você mora fora do Brasil, Portugal ou outro país de língua portuguesa ou conhece alguém que more, indique o nosso Blog. Queremos aumentar a comunidade de pessoas que falam o português espalhados pelo mundo! E para quem gostar de escrever, estamos selecionando colaboradores! Entre em contato através do nosso site!


 

Política de divulgação


As matérias e posts deste site são escritos com base em uma visão honesta e na minha experiência de vida e profissional. Eu apenas escrevo resenhas sobre o que eu pessoalmente uso, gosto ou confio. Apesar de listar os pontos negativos e positivos, me esforço para passar a informação mais objetiva possível. Acho que focar demais nos aspectos negativos podem levar à procrastinação e ter uma experiência negativa. Portanto tenho como filosofia de vida pensar positivamente e com isso passar esse viés positivo para que você não seja negativamente influenciado e possa fazer o seu próprio juízo de valor.



Mudeieagora ¿ - Todos os direitos reservados 2021


 

#brasilleirosemny #brasileirosemmoscou #brasileirosemparis #brasileirosemtokyo #brasileirosemtoquio #brasileirosemlondres #portuguesesemlondres #portuguesesemmoscou #portuguesesemtoquio #portuguesesemny #mudeieagora #mudeieagorablog #mulheresbrasileiras #brasileirosemportugal #brasileirospelomundo #portuguesespelomundo #brasileirosemdubai #brasileirosnosemirados #brasileirasemdubai #brasileirosnasuica #brasileirosnanovazelandia #brasileirosemsingapura #portuguesesemsingapura #portuguesesnasuica #portuguesesemnovazelandia #mudeieagorablog #brasileirosnaalemanha #portuguesesnaalemanha #projeto56 #projeto56blog #expatriados